Secretário de Estado em Manica, (Edson da Graça Francisco Macuácua) fez este Pronunciamento na manhã desta quarta-feira (30 de Novembro), na sequência da entrega de equipamentos agrários, nomeadamente: *um tractor e os seus respectivos arados, carreta plantadora e atrelado basculante, uma motobomba e inúmeros insumos agrícolas à Associação Kurima Kwakanaka dos ex-mineiros residentes no Posto Administrativo de Save, Distrito de Machaze. Entretanto, este acto soberbo enquadra-se no âmbito da reinserção social dos ex-mineiros moçambicanos oriundos da vizinha África do Sul.

Importa trazer à ribalta que durante a mesma ocasião, o Secretário de Estado em Manica, testemunhou a assinatura do Termo de Acordo entre os Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho e a Associação Kurima Kwakanaka fundada pelos ex-mineiros.

Na sua alocução, o Dirigente, recordou aos presentes que Moçambique tem 2441 cidadãos que trabalham nas minas da África do Sul, destes 800 são provenientes do Distrito de Machaze. E nesta senda, relembrou que os moçambicanos que trabalham nas minas da África do Sul, também contribuem significativamente no desenvolvimento económico e social do nosso país através dos seus rendimentos salariais em contratos celebrados.

_”Findos os contratos e regressados à Moçambique, o Governo está interessado para com os nossos concidadãos que foram trabalhadores das minas sul-africanas, no sentido de continuarem a trabalhar no Distrito de origem, contribuindo efectivamente para o desenvolvimento da nossa nação. Portanto, o fim dos contratos na África do Sul, não significa o fim da vossa colaboração para o desenvolvimento socioeconómico do nosso país, como podemos ver, vocês são pessoas economicamente ainda activas, com energia e capacidade de trabalho intactas, espírito de criatividade e muita experiência, razão pela qual, o nosso Governo quer que vocês continuem a participar no desenvolvimento do nosso país.”_ Referiu circunstanciadamente.

Content

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*